REZAR COM ARTE - SÉTIMA SESSÃO

Neste dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, em que o povo de Deus exalta a presença real do seu Senhor junto de si, não só na liturgia, mas também publicamente, no meio da cidade, como é o caso das procissões do Santíssimo Sacramento, a Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal apresenta outra das expressões do amor dos cristãos à divina Eucaristia.
 
Este 7º vídeo "Rezar com Arte" tem como tema o Sacrário e a arte que o envolve, levando-nos à contemplação do Tesouro de inestimável valor que cada sacrário contém e que constitui o coração de cada uma das nossas igrejas, desde as mais modestas às mais portentosas. Assim acontece com o Sacrário da Igreja de Nossa Senhora do Monte Sião, na Amora, Diocese de Setúbal, com a sua ornamentação de simbólica eucarística.
 
Vem bem a propósito deste tema do Sacrário recordarmo-nos da oração ensinada pelo Anjo aos Pastorinhos de Fátima, em 1916:
 
“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos de seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.
 
Antes mesmo de nos convidar à reparação pelas ofensas cometidas contra o Santíssimo Sacramento, esta oração ensina-nos que Jesus Cristo está realmente presente no sacrário, no Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, tal como está presente no Céu:
 
E diz Jesus: "Sem Mim nada podeis fazer" - Jo 15, 5. De facto, nada de bom, nada na ordem da virtude pode o homem fazer sem o auxílio da divina Graça. Vamos, por isso, junto do sacrário! "Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia e acharmos a graça de um auxílio oportuno" - Hb 4, 16.
 

publicado a:25/06/2019

+ ver mais notícias

Contactos