REZAR COM ARTE - SEXTA SESSÃO

 

No encerramento deste "Mês de Maria", a Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal apresenta, em mais um vídeo REZAR COM ARTE, o belíssimo conjunto escultórico do século XVIII, realizado em madeira, que se encontra ao alto da zona do altar-mor da Igreja de São Sebastião, em Setúbal.

 

REZAR COM ARTE, SEXTA SESSÃO, para ver em https://youtu.be/l2Q7Hftm0fc

 

O tema deste conjunto escultórico é a Coroação de Nossa Senhora pela Santíssima Trindade. Trata-se de um tema muito caro aos cristãos e presente na tradição bimilenar da Igreja. Sendo Jesus o Rei profetizado, esperado e exaltado ao longo de todo o Antigo Testamento, a Virgem Maria é "Senhora" e "Rainha" porque é Mãe deste Rei. A figura da Rainha-Mãe era já uma instituição típica da Casa de David, reinando na sua condição de mãe do rei.

Por outro lado, nas palavras de São João Paulo II, “Ela resplandece como Rainha dos Anjos e dos Santos, antecipação e ponto culminante da condição escatológica da Igreja” - Rosarium Virginis Mariae, nº 23. A Virgem Maria é, de facto, a primeira de entre todos nós a obedecer total e perfeitamente à vontade de Deus e, por isso, a receber a coroa da glória eterna, reservada a todos os baptizados que correspondem à sua vocação à santidade.

 

A Igreja apresenta-nos, por isso, esta grande Rainha como modelo no nosso caminho para a Casa do Pai e poderosa intercessora a nosso favor junto da Santíssima Trindade.

Lembremos a afirmação de Santa Teresinha do Menino Jesus: "Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do Céu e da terra, mas Ela é mais Mãe do que Rainha; e não se deve dizer, por causa dos seus privilégios, que Ela eclipsa a glória dos santos todos, como o sol, ao surgir, faz desaparecer as estrelas. Meu Deus! que estranho! Uma Mãe que faz desaparecer a glória dos filhos! Eu, por mim, penso absolutamente o contrário; acredito que Ela engrandecerá muito o esplendor dos eleitos". - Obras Completas - Últimos Conselhos e Recordações, Ed. Carmelo, pág. 1219.

publicado a:31/05/2019

+ ver mais notícias

Contactos