REZAR COM ARTE - QUINTA SESSÃO

Neste dia em que a Igreja celebra o 102º aniversário da primeira Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima, damos a conhecer uma das representações escultóricas - um alto-relevo em pedra - da Virgem de Fátima que se encontra na Diocese de Setúbal. 
 
Na sequência das aparições, o rápido desenvolvimento do culto a Nossa Senhora de Fátima evidenciou a necessidade de uma representação da Virgem segundo uma iconografia que integrasse os elementos descritos pelos Pastorinhos acerca da Senhora das aparições. A primeira e a mais difundida iconografia de Nossa Senhora de Fátima é a que deriva da imagem que desde 1920 está na Capelinha das Aparições, em Fátima, da autoria do santeiro de Braga José Ferreira Thedim, que trabalhava para a Casa Fânzeres. 
 
Mas, ao longo do tempo, muito outros artistas representaram Nossa Senhora de Fátima, como é o caso do escultor Leopoldo de Almeida, autor da obra que hoje destacamos, toda ela exprimindo um dos grandes traços da mensagem de Fátima: a Paz. A imagem encontra-se colocada precisamente na Capela de Nossa Senhora da Paz, no Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada, ele próprio erigido pelo episcopado português e pelo povo português como sinal de gratidão a Deus pelo dom da paz, por Portugal ter sido preservado da 2ª Guerra Mundial. 
 

publicado a:13/05/2019

+ ver mais notícias

Contactos