REZAR COM ARTE - TERCEIRA SESSÃO

Uma urna do Santíssimo Sacramento, pertencente a uma paróquia da Diocese de Setúbal, ajuda-nos a perceber a funcionalidade de um objeto litúrgico que é exclusivamente utilizado para a reserva do Santíssimo Sacramento em Quinta-Feira Santa. Simbolicamente, poderá também convocar a nossa meditação na Paixão, Morte e Sepultura de Cristo, quer através dos vários elementos iconográficos/visuais presentes nesta alfaia (diversos instrumentos da Paixão representados nos vários lados do objeto), quer através dos paralelismos formais e alegóricos deste objeto com um sepulcro. Contudo, o convite último e derradeiro centra-nos nos mistérios da Eucaristia e da Ressurreição, tanto pela sua função e pelos símbolos eucartísticos representados, como pela presença destacada do Cordeiro sobre o Lívro dos Sete Selos, como o Livro do Apocalipse no-lo descreve. O Cordeiro imolado, do sacrificio, mas também, e sobretudo, figura de Cristo triunfante, resplancedente, ressuscitado.

publicado a:18/04/2019

+ ver mais notícias